sábado, 12 de janeiro de 2013

Bolo de banana com chocolate

Em um post passado, escrevi que um "Detalhe que eu amo" é minha receitinha de bolo de banana. Eita bolo gostoso e fácil!! Depois que a Lara nasceu, é quase um por semana...o bom é que não precisa de batedeira (a baby não acorda), super rapidinho e diferente. Como muitas pessoas estavam pedindo a receita, resolvi colocar aqui. Leia a receita todinha primeiro (dicas no final):

Ingredientes:
4 bananas (eu uso 3 médias-grandes)
2 xíc. farinha
1 e 1/2 xíc. açúcar
1 cs. canela em pó
1 cc. extrato de baunilha
2 ovos
1/3 xíc. leite
1/2 xíc. óleo
1cc bicarbonato de sódio
1 cc fermento em pó
1 barra de chocolate ao leite picado

Primeiramente, unte a forma e pré-aqueça o forno (porque, assim que você colocar o fermento a massa, a forma já vai estar prontinha para ir para o forno). Para untar, eu usei uma misturinha de 1cc de açúcar, 1cc de farinha e umas pitadinhas de canela.
Em uma tigela, amasse as bananas com um garfo. Se você prefere o bolo sem nenhum pedacinho de banana, amasse bem.
Acrescente a farinha, o açúcar e a canela, passado-os por uma peneira.
Adicione a baunilha, o leite, o óleo e os ovos. Vai só colocando os ingredientes e só depois você mistura tudo...bem misturadinho!
Acrescente o bicarbonato e o fermento e mexa novamente. Depois, adicione o chocolate picado e dê uma última misturadinha.
Coloque na forma untada e dê uma balançadinha para ficar tudo por igual nela. A massa vai ao forno médio (180º) por 20 minutos (faça o teste do palito).

Depois, eu deixo esfriar por uns 15 minutos antes de desenformar.

Aqui em casa a gente come ele quente porque o chocolate está derretidinho...mas no dia seguinte, eu acho ele ainda mais gostoso!!! 


Dicas:
-Tire os ovos da geladeira uns 15 minutos antes de começar a receita. Ovos na temperatura ambiente deixam a massa mais levinha.
-Eu uso 3 bananas, mas se você gosta de bolo mais consistente (não tão fofão), coloque 4.
-Eu uso a barra de chocolate da nestlé e corto cada quadradinho em 4 partes. Mas vai do gosto de cada um. Essa mesma receita também fica uma delícia se trocar o chocolate por cobertura de brigadeiro...hummmm!! 

Tenho que maneirar nos bolos para voltar ao meu peso antes da gestação...mas, apesar das calorias, eu amo fazer bolos e usar meu cobre-bolos fofo!!!



7 comentários:

Ariane disse...

Delícia!!!!!!!!!

Dani Senra disse...

Quero um cobre bolo desse...

Aline Portela disse...

Não é demais de lindo??? Eu que fiz, lindona :)

Dani Senra disse...

Fiz o bolo mas não tenho o cobre bolo lindo... :-( Dá pra fazer um antes de ir pro Canada????

Aline Portela disse...

Opaaa, querida :) esse já é seu!!bjs

Ieda Cipriani disse...

Aline, fiz esse bolo e ficou delicioso! Adaptei para o meu modo culinário rsrrsrsr... Troquei a farinha de trigo por farinha de arroz, coloquei só açúcar mascavo, usei leite de espelta e untei com Ghi e cacau em pó. Sempre faço bolo com essas adaptações, sem lactose, sem glúten, açúcar menos prejudicial e fica ótimo e mais saudável. Minha casa ficou muito perfumada com o cheiro da canela. beijos Ieda Cipriani

Aline Portela disse...

Noooooossa Ieda!!!! Que máximo!!! E que super saudável! Amei! Bjs